l- Leitura Orante da Palavra de Deus - meia hora de oração pessoal diariamente, dedicada ao Espírito Santo: o grande roteiro é a Palavra de Deus, lida meditada e rezada durante a Quaresma. Para cada semana, é indicada uma linha de refexão, iluminada pelo dia de Domingo.
E como rezar a Bíblia e com a Bíblia?
A Igreja tem nos ensinado a fazer a "leitura orante da Bíblia", considerada como um caminho priveligiado para o relacionamento com Deus e o amadurecimento na fé. Nossa proposta é que cada participante faça a cada dia da Quaresma meia hora de oração pessoal com a Bíblia seguindo esses passos para uma leitura orante:
1- Leitura: Leia uma vez ou mais vezes, se necessário, o texto proposto. Aproveite as indicações de textos, que você encontra em sua Bíblia. Procure entender o significado das palavras ou expressões difíceis. Se necessário, peça esclarecimento a outra pessoa.
2- Meditação: O texto lido é de iniciativa de Deus. Ele tem algo a dizer-lhe. Se quiser poderá escrever o que o Senhor inspira em seu coração.
3- Oração: Agora, converse com o Senhor a respeito daquilo que você leu e meditou. Confronte com sua vida, mas conversando com Ele, que vê o que está escondido.
4- Contemplação: É bom ficar em silêncio diante de Deus. Um operário, provocado pela pergunta feita por São Maria Vianney, o Cura d'Ars, sobre o seu modo de rezar, repondeu com simplicidade: "Eu não falo nada! Ele olha para mim e eu olho para Ele! A contemplação é assim!
5- Viver a Palavra: Cada palavra da Escritura é vida, e cada um de nós pode, com seu modo de viver, ser palavra lida e rezada. Indicamos também gestos penitenciais, de caridade ou de oração mais intensa.
ll- Partilha: Durante a Quaresma, converse com outras pessoas, testemunhando o que você está rezando e vivendo.
lll- Formação: Para cada semana leia um Documento da Igreja para ajudar-nos a conhecer melhor a Palavra da Igreja. Partilhe também.
lV- Missão: Acolha a proposta de vivência da caridade e de missão para cada semana da Quaresma.
V- Oração: Suas orações diárias deverão ser feitas com maior dedicação e atenção durante a Quaresma, compreendendo os Salmos, a Via-Sacra, o Rosário e outras.
Orando:
Senhor, Pai Santo de Misericórdia, faz-me nesta Quaresma a dar mais um salto na fé. Quero vivê-la amando-te muito mais e atenta em fazer a tua vontade.
Amém!!!