27 de fevereiro de 2011

Continuando - Exercícios Quaresmais - II

Dom Alberto Taveira Corrêa em seu "Retiro Popular", que adquiri, publica um "plano de viagem" quaresmal que nos ajuda muito, sem deixar, é claro, o que a sua paróquia propõe. Todos já sabemos, mas esse é um tempo especial na Igreja e como tal, o nosso agir e pensar também o será. 

l- Leitura Orante da Palavra de Deus - meia hora de oração pessoal diariamente, dedicada ao Espírito Santo: o grande roteiro é a Palavra de Deus, lida meditada e rezada durante a Quaresma. Para cada semana, é indicada uma linha de refexão, iluminada pelo dia de Domingo.
E como rezar a Bíblia e com a Bíblia?

A Igreja tem nos ensinado a fazer a "leitura orante da Bíblia", considerada como um caminho priveligiado para o relacionamento com Deus e o amadurecimento na fé. Nossa proposta é que cada participante faça a cada dia da Quaresma meia hora de oração pessoal com a Bíblia seguindo esses passos para uma leitura orante:

1- Leitura: Leia uma vez ou mais vezes, se necessário, o texto proposto. Aproveite as indicações de textos, que você encontra em sua Bíblia. Procure entender o significado das palavras ou expressões difíceis. Se necessário, peça esclarecimento a outra pessoa.

2- Meditação: O texto lido é de iniciativa de Deus. Ele tem algo a dizer-lhe. Se quiser poderá escrever o que o Senhor inspira em seu coração.

3- Oração: Agora, converse com o Senhor  a respeito daquilo que você leu e meditou. Confronte com sua vida, mas conversando com Ele, que vê o que está escondido.

4- Contemplação: É bom ficar em silêncio diante de Deus. Um operário, provocado pela pergunta feita por São  Maria Vianney, o Cura d'Ars, sobre o seu modo de rezar, repondeu com simplicidade: "Eu não falo nada!  Ele olha para mim e eu olho para Ele!  A contemplação é assim!

5- Viver a Palavra: Cada palavra da Escritura é vida, e cada um de nós pode, com seu modo de viver, ser palavra lida e rezada. Indicamos também gestos penitenciais, de caridade ou de oração mais intensa.

ll- Partilha: Durante a Quaresma, converse com outras  pessoas, testemunhando o que você está rezando e vivendo.
lll- Formação: Para cada semana leia um Documento da Igreja para ajudar-nos a conhecer melhor a Palavra da Igreja. Partilhe também.
lV- Missão: Acolha a proposta de vivência da caridade e de missão para cada semana da Quaresma.
V- Oração: Suas orações diárias deverão ser feitas com maior dedicação e atenção durante a  Quaresma, compreendendo os Salmos, a Via-Sacra, o Rosário e outras.

Orando:
Senhor, Pai Santo de Misericórdia, faz-me nesta Quaresma a dar mais um salto na fé. Quero vivê-la amando-te muito mais e atenta em fazer a tua vontade.
Amém!!!

5 comentários:

Dulce Gomes disse...

Gostei de aprofundar e refletir na melhor forma de preparar e viver a queresma.
Um beijinho de paz

Felipa Monteverde disse...

Olá, esse livro parece ser um ótimo manual de preparação para a Quaresma, acho que você não vai ter falta de inspiração nesta Caminhada (rsrs).
Obrigada pela partilha, são muito bons conselhos que você nos traz.
Beijinhos

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Eu fazia esses retiros do Dom Alberto, quando estava no Brasil, é maravilhoso.
Esse ano está bem profundo, amei a maneira que ele colocou, assim nos ajuda a passarmos esses 40 dias no deserto.
Parabéns pelo post, assim você está ajudando aqueles que não tem acesso a esse tipo de ajuda quaresmal proposta pela nossa Igreja.
Obrigada, fiquei muito feliz por poder beber dessa fonte com você.
Abraço

Utilia Ferrão disse...

Maria Luiza esta parece-me uma boa maneira de orar ,
Gostei amiga.
Que O Espirito Santo nos ilumine
Beijinhos

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Isto mesmo querida amiga, levemos as pessoas à oração!

Porque a Quaresma é este tempo; tempo de oração e penitência; oração e conversão; oração e salvação!


Parabéns!

Related Posts with Thumbnails