10 de setembro de 2011

SUBSÍDIO - MÊS DA BÍBLIA



Este é o subsídio que  estamos estudando nos nossos encontros de reflexão, oração e prática nas "Pequenas Comunidades" de minha paróquia, escolhido pelo nosso padre muito perspicaz e afinadíssimo na Palavra. Graças a Deus!
Já pelo título e foto de capa  surgiu de imediato a paixão de tê-lo e estudá-lo: "Travessia: passo a passo, o caminho se faz." Ex 15,,22-18,27 " Aproximai-vos do Senhor" ( Ex 16,9)
Que forte e amoroso apelo!
Este subsídio foi preparado por excelentes biblistas - Frei Vicente Artuso, Frei Ildo Perondi e Valmor da Silva.
A coordenação está a cargo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.


Um trechinho só  da apresentação para sentir a força daquilo que nos aguarda!

"O  êxodo continua na nossa vida. Para melhor entender e viver esta realidade, olhamos para o passado: a marcha do povo antes de chegar ao Monte Sinai. As dificuldades enfrentadas pelo povo daquela época assemelham-se às nossas. Ver como foram resolvidas na época de Moisés nos ajuda a enfrentá-las hoje.
Houve problemas causados pela natureza: a água amarga (Ex 15,22-27), a falta de comida (Ex16,1-36) e a falta de água (Ex17,1-17). Houve também desafios causados pelas pessoas: o perigo dos amalecitas (EX17,8-16) e as dificuldades provocadas pela própria comunidade, como a centralização da liderança (Ex 18,13-27).
A leitura deste livro da travessia nos ajuda a superar o desânimo devido ao cansaço da caminhada. Diante da insegurança da fome, Deus nos pede para colocar nossa esperança n'Ele e na partilha. Não adianta ficar murmurando; necessitamos confiar no Senhor"!

(Dom Eugênio Rixen - Bispo de Goiás, presidente dessa pastoral)

Eu , particularmente seleciono essa abordagem muito significativa nunca antes refletida dessa forma por mim: "É significativo os autores sagrados não mencionarem o nome do faraó do êxodo, pois ele representa o projeto da morte ( Ex 1,13-16) Os autores, porém dão nome às parteiras Séfora e Fua, porque se colocaram a serviço da vida e foram abençoadas. (Ex1,20)

A paz!

11 comentários:

Dora Regina disse...

Obrigada! Vou reproduzir e usar no meu Grupo de Círculo Bíblico.
Grande abraço...Paz e bem!

chica disse...

Que maravilha,Maria Luiza! Entender a nossa travessia e ainda ajudar aos demais a fazerem, da melhor maneira, as suas...Lindo! beijos,chica

Tetê Guimarães disse...

Oi Maria Luiza! Esse estudo renderá bençãos incontáveis! Somos peregrinos, estamos de passagem e sempre caminhando, atravessando o deserto. Mas a certeza de que chegaremos nos braços do Pai nos anima e não nos deixa desistir! Obrigada por duas outras amizades que você e seu blog proporcionou! Bjks e um domingo abençoado! Tetê

disse...

Que beleza de texto, creio levará vocês a refletir muito.
Nós fazemos essas reflexões com os Jesuítas toda semana nos EE de Santo Inácio, já tornou-se regra aqui em casa (eu e marido).
O livro do Êxodo é um dos que mais gosto de refletir e estudar.
Bom e maravilhoso final de semana pra ti minha querida e sempre amiga!
Beijos muitos!

Felipa Monteverde disse...

Parece muito interessante, quem sabe você não copia mais coisas do livro para o blog?
Bj, querida amiga, bom resto de sábado

Jonathan Cruz disse...

QUERIDA MARIA LUIZA, EU VI SIM A POSTAGEM QUE "VOCÊ" FEZ DO SELINHO SIM , E COMENTEI SIM. PERDOE-ME POR CHAMAR "VOCÊ" DE SENHORA, FOI SÓ UM ATO DE RESPEITO, MAS AGORA RESPEITAREI SUA VONTADE E NÃO CHAMAREI DE SENHORA MAIS, OK? E COMO DISSE ANTES EM UM COMENTÁRIO DO SELINHO, A PRESENÇA SUA SEMPRE ILUMINA MEU BLOG, ENTÃO CONTO SEMPRE COM SUA VISITA OK? E SEMPRE TE VISITAREI E MANDAREI COMENTÁRIOS TAMBÉM. MAIS UMA VEZ ME PERDOE. ABRAÇO E BOM DOMINGO

Jonathan Cruz disse...

QUE BOM RECEBER OS APLAUSOS DE VOCÊ. NA VERDADE TENHO QUE AGRADECER ESTE ANÔNIMO, POR FAZER EU REVER TODOS MEUS CONCEITOS E CONSERTÁ-LOS. AGRADEÇO A FORÇA SUA E UNIDOS SOMOS MAIS.

Roselia Bezerra disse...

Amiga, este mês é de muita força espiritual...
Vamos lendo e vivendo a palavra...
Tenha uma ótima semana de paz!!!
Bjm

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Muito lindo esse texto, e a ideia da partilha nas pequenas comunidades. Isso saiu daquela rotina, de só lembrar do mês da Bíblia na procissão de entrada das Missas. Assim a palavra de Deus será ainda mais propagada.
E o tema Travessia: passo a passo, o caminho se faz, ficou perfeito. A imagem escolhida, de muito bom gosto e concordância com o assunto.
O subsídio foi muito bem escolhido pelo Padre de sua Paróquia.
Obrigada por partilhar esse momento tão importante conosco.
Uma linda semana. Beijos

Tetê Guimarães disse...

Oi Maria Luiza! É sempre uma grande alegria te encontrar no Manancial! Que sua semana seja abençoada! Bjks Tetê

Ailime disse...

Maria Luiza,
Que maravilha essa catequese!
Vão ser momentos riquíssimos de espiritualidade a avaliar pelo livro que foi escolhido e por algumas passagens que me deixaram com água na boca.
Muito bom!
Desejo que aqui na minha Paróquia, agora com o sacerdote mais jovem haja também uma maior dinamização na catequese de adultos.
Muito obrigada pela partilha.
Um beijinho.
Excelente semana.
Ailime

Related Posts with Thumbnails