12 de abril de 2011

37° Dia da Caminha Quaresmal - Firma teus passos, afirma a tua fé!

Quarta-Feira, 13 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso Pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. ( Liturgia Diária)- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Refletindo
O desejo de ser livre está no íntimo de cada ser humano. O encontro e a aceitação da verdade torna a pessoa livre.
A afirmação fundamental do texto de hoje é: faz-se necessária a passagem de uma fé inicial entusiasmada, que aceita Jesus como Messias, profeta, a uma autêntica  e adequada confissão da fé cristã, que O reconhece como Filho de Deus.
A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida. É isso que as autoridades religiosas judaicas não admitem.
A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas, apontando para nós a "escravidão" de nossas obras e atitudes. ( Extraído do Diário Bíblico- 2011- Ed. Ave Maria, fotos da Net)
Oremos:
Senhor, iluminados pela sua poderosa Luz, possamos nós continuar nossa jornada  para alcançarmos a derradeira Páscoa da Ressurreição. Amém!

12 comentários:

  1. Salve Maria!

    Outro dia eu conversava com um rapaz que também tem um blog evangelizador e ele me pedia uma opnião sobre um determinado texto. Eu perguntei, o que vc deseja saber? O que eu acho ou o que o texto realmente é??? Ele estranhou minha pergunta e eu expliquei; eu acho que vc deu o seu melhor e falou da realidade que vc vive, colocando então sua experiência particular neste texto .... agora o que o texto realmente é? É um texto bom, mas com erros de doutrina e isto para um blog que se dispõe a evangelizar é grave!

    Fiquei a espera da resposta dele, a gente conversava pelo msn, até que ele sentenciou: "Vc está me julgando! Não é cristão agir assim, julgar as pessoas pelo que vc acha certo ou errado!"

    E este Evangelho de hoje veio me recordar este episódio que aconteceu comigo dias atrás. E eu percebo que aceitar a verdade é complicado para todos; para mim também, pois muitas vezes agi como este rapaz.

    Observemos, ele me pediu uma opinião, como eu poderia dar uma opinião sem analisar o texto? Isto não é julgar. Eu perguntei o que ele desejava saber, o que eu achava ou o que o texto realmente era? Isto não é julgar. Eu reconheci que ele dizia coisas que havia experimentado em relação a Deus. Isto não é julgar. E quando disse que havia erros de doutrina, novamente não julguei, pois eu disse o que a Igreja diz e para confirmar bastaria procurar os documentos que eu disse para ele pesquisar.

    Enfim, eu disse, a coisa é bem simples caro amigo, a questão não é julgamento, mas se vc realmente é ou não Católico. Caso vc não seja realmente Católico tem o direito de escrever o que bem entender, MAS se vc é Católico e seu Blog se diz Católico vc tem que dizer o que a Igreja sempre ensinou. Pronto! Porque eu não posso sair por aí entitulando-me representante fiel da Igreja Católica e dizendo e escrevendo coisas contrárias ao que Ela fala.

    “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

    Liberdade ... eu gosto demais desta palavra, porque Deus é livre e nós imagem e semelhança Dele também o somos. Livres para decidirmos a quem seguir, livres para optarmos pela obediência a Deus e TODOS os seus preceitos e não somente aos preceitos que nos agradam.

    "A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida."

    Esta frase foi para mim o ponto alto desta reflexão; pois não somos somente carne ou somente espírito. A adesão a Jesus exige de todos nós, e agora eu penso de forma singular em mim, exige de mim uma ruptura com o que não está a serviço da VIDA CARNAL E TAMBÉM A VIDA ESPITUAL!

    Difícil? Dificílimo!

    Particularmente não gosto da comparar judeus com Católicos; pois eles não tem Jesus como Messias, Senhor e Salvador. Não acho justo comparar nem mesmo o pior dos católicos, com o melhor dos judeus. Porque o mais impiedoso dos Católicos ainda sim reconhece que Jesus é Deus!
    Mas para que todos entendam que fariseus não foram somente os doutores da Lei, mas também os grandes desobedientes Dela, a ponto de não aceitarem A NOVA ALIANÇA! Peçamos a Deus que não permita que sejamos "fariseus"!

    Que do Coração transpassado de Cristo nasça em nós o gosto pela VERDADE; e deste gosto uma vontade enorme de OBEDECER SOMENTE A ELA, E DESTA FORMA FINALMENTE SERMOS LIVRES!

    Livres crucificados com Cristo pelo amor Daquele que nos amou primeiro.


    Sigamos em frente rumo ao Calvário, abraçados com a esperança da Ressurreição!

    ResponderEliminar
  2. Oro consigo, querida amiga, que a luz de Deus nos ilumine e Ele nos conceda o verdadeiro entendimento da Sua Palavra.
    Somos livres para crer em Deus, mas somos obrigados a cumprir a Sua Lei para provarmos a nossa fé; é isso o que eu penso. E ver crentes, ou que se dizem assim, recusarem-se a cumprir a Lei porque dizem ter a sua própria fé e o seu Deus é uma coisa que não compreendo.
    O meu antigo pároco, quando alguém dizia ter a sua própria fé, replicava: fezes há muitas! E tinha muita razão.
    Bonito post, querida amiga,
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida
    Como a gente sente esse caminhar na pele... na carne...
    Que tempo dilacelador!!!
    Mas eis que chegando está um novo tempo...
    Aí sim virá a verdadeira consolação dos que temem (amam) o Senhor...
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  4. Que a verdade permaneça sempre, pois Jesus é luz, é verdade, é justiça, onde há luz a verdade estará junto.
    Que possamos seguir firmes na caminhada junto a Páscoa.
    Paz e Bem!!

    ResponderEliminar
  5. Amiga Maria Luiza,

    "...A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas..."

    bela partilha. Que possamos sempre nos reconhecer e caminharmos cada vez mais ao lado de Cristo Jesus !

    beijos

    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Amiga Maria Luiza,
    Muito obrigada por esta reflexão linda e sublime!
    “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
    Gosto muito de ler o Evangelho de S. João onde há diálogos muito belos entre Jesus e o Pai, que aqui nos diz que veio para nos libertar da escravidão, do pecado.
    Que o Senhor me ajude a tê-lo sempre presente no meu coração libertando-me pela Sua Palavra para que possa afastar de mim tudo o que me impede de O amar nos outros meus irmãos.
    Caminhemos unidos e firmes na nossa Caminhada Quaresmal.
    Muito grata pela sua partilha.
    Um beijinho da
    Ailie

    ResponderEliminar
  7. Maria Luiza,

    "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
    Na minha opinião, essa passagem e mais uma direção de Deus para nós.
    Está chegando a Páscoa do Senhor, e nessa época, os Padres reúnem-se em mutirões de confissões.
    Ainda há tempo de libertarmos de tudo que nos oprime, para recebermos a Páscoa do Senhor.
    Que essa luz dessa imagem tão linda, posso nos guiar os nossos passos ao encontro dele.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  8. "A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas, apontando para nós a "escravidão" de nossas obras e atitudes."

    Olá Maria Luiza
    Fiquei presa nesta frase, sinal que ainda tenho muito para moldar.
    Que Deus nos ajude a ser mais e melhor a cada dia.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Maria Luiza

    Obrigado pela sua reflexão.

    Queremos a liberdade, mas infelizmente entendemos muitas vezes a liberdade com a libertinagem, ou seja, com o fazer tudo que é nossa vontade, muitas vezes por cima dos outros.

    Ora a liberdade que Deus nos dá, é não só a libertação da escravidão do pecado, mas também e ainda a libertação de nós próprios e das nossas fraquezas, bem como das nossas certezas e a libertação do julgamento que fazemos aos outros, mas não aceitamos que nos façam a nós.

    Obrigado mais uma vez, Maria Luiza.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  10. Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
    Essa verdade, Ele também falou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo.

    Um abraço muito fraterno.

    ResponderEliminar
  11. Oi maria Luiza! Que bom que a neta ajudou! Eu quebrei a cabeça prá conseguir fazer, não queria te desanimar de tentar. Fica bem melhor assim, né? E todos ficam visíveis sem carregar o template do blog! O post está muito bom... essa é uma época em que todas as pessoas deviam estar com o pensamento elevado, mas só uma minoria tem consciência do que é a Semana Santa e a Páscoa! Obrigada pela visita! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  12. "A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida" Servir e seguir Jesus é abandonar-se em sues braços,confiar totalmente no seu amor. Só então conseguiremos servi-lo plenamente.Deus convosco. Abraços Cristao. Deus te ama, minha amiga.

    ResponderEliminar

Sua presença muito me alegrou, agora, se você aqui comentar vai me fazer muito, mas muito feliz! Lhe desejo todas as bênçãos de Deus!
Obrigada pelo comentário que você deixou!