9 de fevereiro de 2013

Muito esclarecedor

  Os evangelhos foram escritos em contextos catecumenais, e para comunidades marcadas por esse ritmo. Não são “relatos históricos” sobre a vida de Jesus, não são uma biografia sua nem notícias “jornalísticas” do que andou a fazer pela Palestina. São testemunhos de Fé em Jesus Ressuscitado que nasceram no contexto de comunidades concretas que já saboreavam e celebravam a Nova Aliança inaugurada nele.
Os evangelhos não foram escritos para pagãos! Não foram escritos para “convencer” ninguém de nada sobre Jesus, nem para “apresentar” a figura de Jesus… Não surgiram num contexto de “primeiro anúncio”, mas sim de comunidades já evangelizadas e recriadas na Fé Pascal. O “primeiro anúncio” acontecia pelo testemunho oral dos Apóstolos e vemos claramente nos Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo que o “estilo” e a linguagem não tinham nada a ver com as narrações dos evangelhos.
Rui Santiago cssr
Eu adorei! E você?
Beijão! 

5 comentários:

  1. Lindo como sempre o que nos mostras e trazes por aqui! beijos,lindo dia!chica

    ResponderEliminar
  2. Adoro seu blog!
    Suas postagens são uma delícia...
    Obrigada! Paz e bem em
    Jesus Nosso Senhor!!!

    BEIJO*

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria Luiza, um texto muito esclarecedor sobre os evangelhos. Sim, eles foram escritos por quem vivenciou a sua fé em Cristo, Nosso Senhor e a propagou à Luz da Sua Ressurreição. Também gostei muito. Grata por partilhar tão precioso texto. Desejo-lhe um bom fim-de-semana. Beijinhos Ailime

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida!
    Venho agradecer a sua vst e retribuir o "siga me", peço desculpa pela demora, mas as coisas estão pouco complicadas por aqui...
    Fique com Deus, bj grande!

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Luiza,

    Que belas mensagens!

    Fique com Deus.

    Lauriane

    ResponderEliminar

Sua presença muito me alegrou, agora, se você aqui comentar vai me fazer muito, mas muito feliz! Lhe desejo todas as bênçãos de Deus!
Obrigada pelo comentário que você deixou!