26 de abril de 2011

PROVÉRBIO

"O que você não vê com seus olhos,

não testemunhes com a boca".
( Provérbio judeu, fotos da Net)


COMENTANDO

Inocentes provérbios encerram grandes verdades.  Penso que também suscitam questionamentos a cada passagem do tempo. Achei muito estimulante. Gostei muito do anterior sobre o provérbio da pedra e a vidraça, por isso eu lhes proponho um desafio para  deixarem no comentário suas reflexões sobre esse provérbio judeu, seguindo mais ou menos essa linha. O provérbio citado:
* lembra fatos de algum evangelho?
* que lição ele nos quer revelar?
* tem algo relacionado com confiança?
* é legal fazer isso?
Também façam como pede o coração de cada um.  Deixarei aqui meus comentários!Obrigada!



10 comentários:

Lucinha disse...

Maria Luiza,

Gostei demais desses posts com os Provérbios.
Ainda mais com essas imagens que você garimpa, que nos transporta pra elas.
Esse olhão da primeira imagem, me fez pensar que não devo abrir minha boca pra falar daquilo que não sei, daquilo que não vejo. Ou que vejo, mas não enxergo com os olhos do coração.
A segunda imagem me fez lembrar uma passagem.
Não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao ventre e depois é lançado num lugar secreto?
Ao contrário, aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem. Mateus 15, 17-18.
Abraço fraterno

Ahh pensa que não reparei as imagens e as frases do lado direito? Esse é o lugar delas, ficou lindo. Deu um brilho a mais no seu blog. Parabéns!

Alfa & Ômega disse...

Olá, Lucinha, que bom que você gostou. Conhecer pontos de vistas diferentes dentro de um tema, amplia nossa visão e o bacana é voltar para você também conhecer o que pensam a respeito. Acho essa troca de idéias enriquecedora, pois já estou tomando minha Bíblia para ler e meditar na passagem que você citou. Grande abraço!

Dora Regina disse...

"O que você não vê com seus olhos,não testemunhes com a boca".
Me fez refletir, devo ser imitadora de Cristo, por isso tenho que ter muito cuidado com o que sai da minha boca, porque nem tudo me convém, o que falo, mostra aquilo que sou.
Paz e bem!

Maria Luiza disse...

Isso mesmo Dora Regina, que quer ser imitadora de Cristo deve seguir esse ditado sem titubear. Obrigada com meu abraço!

Tetê Guimarães disse...

Oi Maria Luiza! Em se tratando das coisas do homem, o provérbio é sábio: se eu não testemunhei um fato, não tenho que sair espalhando boatos! Mas, se tratando dos Mistérios de Deus, pela fé eu devo sim testemunhar com a boca mesmo não tendo visto com meus olhos humanos! Um bom exercício esse! Bjks Tetê

Maria Luiza disse...

Olá Tetê, opinião diferente essa. Outro ponto de vista: "se tratando dos Mistérios de Deus, pela fé eu devo sim testemunhar com a boca mesmo não tendo visto com meus olhos humanos" Boa, Tetê, obrigada e meu abração!

Élys disse...

Creio que devemos, sempre sermos discretos, quando se trata de relacionamento humano.
Quando se trata de algo transcendental que nos leva ao amor divino, devemos dividir com todos, cultivando a fraternidade.
Um abração

Maria Luiza disse...

Bem falado, Élys. Obrigada por mais esta partilha! Meu abraço!

Felipa Monteverde disse...

Amiga, minha ligação anda má mas vou tentar comentar, espero que ela não caia a meio.
Pois, de facto, falar do que não se vê pode ser muito perigoso, basta lembrarmos que Jesus foi condenado por coisas que ninguém viu mas com falsos testemunhos.
Eu raramente digo aquilo que não vi, e quando digo é só em casos em que confio plenamente em quem me diz, mas normalmente não falo disso pois lembro-me de uma história que li há uns anos e que falava precisamente disso, quando as pessoas falavam de coisas que não eram verdade e o boato aumentava a ponto de a pessoa ser condenada pelo povo e estar inocente de tudo, tinha sido simplesmente um mal entendido.
As imagens que você escolheu são muito fofinhas e engraçadas!
Peço desculpa por não ter seguido a ordem das suas perguntas, mas nem sei se o comentário seguirá...
Beijinho

Regina disse...

Maria Luiza, entendi que "Não devemos falar quando não temos conhecimento verdadeiro, provas constatada de um assunto no qual apenas ouvimos e não vimos." Será que estou correta? bjs.

Related Posts with Thumbnails