12 de abril de 2011

37° Dia da Caminha Quaresmal - Firma teus passos, afirma a tua fé!

Quarta-Feira, 13 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso Pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. ( Liturgia Diária)- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Refletindo
O desejo de ser livre está no íntimo de cada ser humano. O encontro e a aceitação da verdade torna a pessoa livre.
A afirmação fundamental do texto de hoje é: faz-se necessária a passagem de uma fé inicial entusiasmada, que aceita Jesus como Messias, profeta, a uma autêntica  e adequada confissão da fé cristã, que O reconhece como Filho de Deus.
A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida. É isso que as autoridades religiosas judaicas não admitem.
A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas, apontando para nós a "escravidão" de nossas obras e atitudes. ( Extraído do Diário Bíblico- 2011- Ed. Ave Maria, fotos da Net)
Oremos:
Senhor, iluminados pela sua poderosa Luz, possamos nós continuar nossa jornada  para alcançarmos a derradeira Páscoa da Ressurreição. Amém!

12 comentários:

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Outro dia eu conversava com um rapaz que também tem um blog evangelizador e ele me pedia uma opnião sobre um determinado texto. Eu perguntei, o que vc deseja saber? O que eu acho ou o que o texto realmente é??? Ele estranhou minha pergunta e eu expliquei; eu acho que vc deu o seu melhor e falou da realidade que vc vive, colocando então sua experiência particular neste texto .... agora o que o texto realmente é? É um texto bom, mas com erros de doutrina e isto para um blog que se dispõe a evangelizar é grave!

Fiquei a espera da resposta dele, a gente conversava pelo msn, até que ele sentenciou: "Vc está me julgando! Não é cristão agir assim, julgar as pessoas pelo que vc acha certo ou errado!"

E este Evangelho de hoje veio me recordar este episódio que aconteceu comigo dias atrás. E eu percebo que aceitar a verdade é complicado para todos; para mim também, pois muitas vezes agi como este rapaz.

Observemos, ele me pediu uma opinião, como eu poderia dar uma opinião sem analisar o texto? Isto não é julgar. Eu perguntei o que ele desejava saber, o que eu achava ou o que o texto realmente era? Isto não é julgar. Eu reconheci que ele dizia coisas que havia experimentado em relação a Deus. Isto não é julgar. E quando disse que havia erros de doutrina, novamente não julguei, pois eu disse o que a Igreja diz e para confirmar bastaria procurar os documentos que eu disse para ele pesquisar.

Enfim, eu disse, a coisa é bem simples caro amigo, a questão não é julgamento, mas se vc realmente é ou não Católico. Caso vc não seja realmente Católico tem o direito de escrever o que bem entender, MAS se vc é Católico e seu Blog se diz Católico vc tem que dizer o que a Igreja sempre ensinou. Pronto! Porque eu não posso sair por aí entitulando-me representante fiel da Igreja Católica e dizendo e escrevendo coisas contrárias ao que Ela fala.

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Liberdade ... eu gosto demais desta palavra, porque Deus é livre e nós imagem e semelhança Dele também o somos. Livres para decidirmos a quem seguir, livres para optarmos pela obediência a Deus e TODOS os seus preceitos e não somente aos preceitos que nos agradam.

"A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida."

Esta frase foi para mim o ponto alto desta reflexão; pois não somos somente carne ou somente espírito. A adesão a Jesus exige de todos nós, e agora eu penso de forma singular em mim, exige de mim uma ruptura com o que não está a serviço da VIDA CARNAL E TAMBÉM A VIDA ESPITUAL!

Difícil? Dificílimo!

Particularmente não gosto da comparar judeus com Católicos; pois eles não tem Jesus como Messias, Senhor e Salvador. Não acho justo comparar nem mesmo o pior dos católicos, com o melhor dos judeus. Porque o mais impiedoso dos Católicos ainda sim reconhece que Jesus é Deus!
Mas para que todos entendam que fariseus não foram somente os doutores da Lei, mas também os grandes desobedientes Dela, a ponto de não aceitarem A NOVA ALIANÇA! Peçamos a Deus que não permita que sejamos "fariseus"!

Que do Coração transpassado de Cristo nasça em nós o gosto pela VERDADE; e deste gosto uma vontade enorme de OBEDECER SOMENTE A ELA, E DESTA FORMA FINALMENTE SERMOS LIVRES!

Livres crucificados com Cristo pelo amor Daquele que nos amou primeiro.


Sigamos em frente rumo ao Calvário, abraçados com a esperança da Ressurreição!

Felipa Monteverde disse...

Oro consigo, querida amiga, que a luz de Deus nos ilumine e Ele nos conceda o verdadeiro entendimento da Sua Palavra.
Somos livres para crer em Deus, mas somos obrigados a cumprir a Sua Lei para provarmos a nossa fé; é isso o que eu penso. E ver crentes, ou que se dizem assim, recusarem-se a cumprir a Lei porque dizem ter a sua própria fé e o seu Deus é uma coisa que não compreendo.
O meu antigo pároco, quando alguém dizia ter a sua própria fé, replicava: fezes há muitas! E tinha muita razão.
Bonito post, querida amiga,
Beijinho

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Como a gente sente esse caminhar na pele... na carne...
Que tempo dilacelador!!!
Mas eis que chegando está um novo tempo...
Aí sim virá a verdadeira consolação dos que temem (amam) o Senhor...
Bjs de paz

Marili Alves disse...

Que a verdade permaneça sempre, pois Jesus é luz, é verdade, é justiça, onde há luz a verdade estará junto.
Que possamos seguir firmes na caminhada junto a Páscoa.
Paz e Bem!!

Gisele Resende disse...

Amiga Maria Luiza,

"...A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas..."

bela partilha. Que possamos sempre nos reconhecer e caminharmos cada vez mais ao lado de Cristo Jesus !

beijos

Gisele

Ailime disse...

Amiga Maria Luiza,
Muito obrigada por esta reflexão linda e sublime!
“Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
Gosto muito de ler o Evangelho de S. João onde há diálogos muito belos entre Jesus e o Pai, que aqui nos diz que veio para nos libertar da escravidão, do pecado.
Que o Senhor me ajude a tê-lo sempre presente no meu coração libertando-me pela Sua Palavra para que possa afastar de mim tudo o que me impede de O amar nos outros meus irmãos.
Caminhemos unidos e firmes na nossa Caminhada Quaresmal.
Muito grata pela sua partilha.
Um beijinho da
Ailie

Lucinha disse...

Maria Luiza,

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
Na minha opinião, essa passagem e mais uma direção de Deus para nós.
Está chegando a Páscoa do Senhor, e nessa época, os Padres reúnem-se em mutirões de confissões.
Ainda há tempo de libertarmos de tudo que nos oprime, para recebermos a Páscoa do Senhor.
Que essa luz dessa imagem tão linda, posso nos guiar os nossos passos ao encontro dele.
Abraço fraterno

Dulce Gomes disse...

"A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas, apontando para nós a "escravidão" de nossas obras e atitudes."

Olá Maria Luiza
Fiquei presa nesta frase, sinal que ainda tenho muito para moldar.
Que Deus nos ajude a ser mais e melhor a cada dia.
Abraço em Cristo

joaquim disse...

Bom dia Maria Luiza

Obrigado pela sua reflexão.

Queremos a liberdade, mas infelizmente entendemos muitas vezes a liberdade com a libertinagem, ou seja, com o fazer tudo que é nossa vontade, muitas vezes por cima dos outros.

Ora a liberdade que Deus nos dá, é não só a libertação da escravidão do pecado, mas também e ainda a libertação de nós próprios e das nossas fraquezas, bem como das nossas certezas e a libertação do julgamento que fazemos aos outros, mas não aceitamos que nos façam a nós.

Obrigado mais uma vez, Maria Luiza.

Um abraço amigo em Cristo

Élys disse...

Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Essa verdade, Ele também falou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo.

Um abraço muito fraterno.

Tetê Guimarães disse...

Oi maria Luiza! Que bom que a neta ajudou! Eu quebrei a cabeça prá conseguir fazer, não queria te desanimar de tentar. Fica bem melhor assim, né? E todos ficam visíveis sem carregar o template do blog! O post está muito bom... essa é uma época em que todas as pessoas deviam estar com o pensamento elevado, mas só uma minoria tem consciência do que é a Semana Santa e a Páscoa! Obrigada pela visita! Bjks Tetê

Regina disse...

"A adesão a Jesus não deve ser feita somente de palavras. Ela exige prática, que pressupõe uma ruptura com o que não está a serviço da vida" Servir e seguir Jesus é abandonar-se em sues braços,confiar totalmente no seu amor. Só então conseguiremos servi-lo plenamente.Deus convosco. Abraços Cristao. Deus te ama, minha amiga.

Related Posts with Thumbnails